26.05.2006 - MADRI .- A Prefeitura de Andaluzia ordenou retirar os crucifixos das salas de aula do colégio San Juan de la Cruz de Baeza, em Jaén, respaldando dessa maneira uma ordem dada pela Delegação Provincial de Educação dessa Corte. A resolução se fundamenta nas queixas recebidas do escritório do Defensor do Povo Andaluz, José Chamizo, por um pai desse centro escolar que se negava a que seus filhos assistissem as aulas nas quais se exibiam os símbolos cristãos. Esta resolução obriga a que os crucifixos só possam exibir-se durante a aula de Religião e nas salas específicas onde os alunos vão receber este curso.
Prefeitura também proíbe a celebração de qualquer tipo de atividade extraescolar relacionada com a religião e adverte aos professores que em caso de descumprir a norma lhes incorporará o correspondente inquérito disciplinador.
A respeito, o delegado de ensino do Bispado de Jaén, Antonio Aranda, alertou que esta medida chegará ao extremo de impedir que se dêem palestras sobre universidades católicas ou se representem presépios de Natal.
"Pedem que se retirem as cruzes da escola e não exigem que lhe troque o nome do colégio que preste homenagem a um grande poeta místico", acrescentou Aranda ao assinalar sua estranheza pela decisão das autoridades educativas que não se apóia em legislação alguma.
A retirada dos crucifixos coincide com as recentes críticas do Episcopado andaluz ao projeto de Estatuto para esta comunidade autônoma que segundo os bispos poderia abrir a porta a possíveis atentados contra a vida, a família e a liberdade educativa e religiosa.
Fonte: Aci Digital
------------------------------------
Nota do Portal Anjo, por Dilson Kutscher www.portalanjo.com
Precisa comentar algo? Querem varrer da face da Terra qualquer símbolo sagrado que lembre o cristianismo, pois estão numa guerra apóstata contra a Divindade de Jesus. Na Páscoa são coelhos por toda a parte, no Natal é o tal papai noel que assumiu o lugar do real aniversariante e com o apoio em massa da nossa sociedade. Aliás é presente para todo mundo, mas Jesus que deveria ser realmente lembrado é esquecido pela maioria. Agora, não satisfeitos com tudo isto, resolveram fazer mais um ataque ideológico nas escolas, estão dizendo claramente que Cristo é dispensável numa sociedade ecumênica. Sendo assim, que cada um procure seu caminho espiritual para chegar até Deus.
Diz na Sagrada Escritura:
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". (Jo 14,6)
Esses anticristos se esquecem do seguinte: por mais que não sobre nenhum crucifixo em lugares públicos, mesmo assim, não se pode retirar o Deus Vivo Sacramentado de dentro dos nossos corações. Nós somos também cruzes vivas, que ao lado da Cruz Salvífica de Nosso Senhor Jesus Cristo, sofremos junto com ELE os covardes ataques desses escarnecedores.
Apesar de tantas ironias, zombarias e ataques à Cruz Gloriosa de Cristo, poderá ás trevas ofuscarem a Luz?
"Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". (Jo 8,12)